10/07/2017 16h31

Manejo de formigueiros resulta em melhor desempenho da cultura de eucalipto

Sinônimo de praticidade, o novo aplicador do inseticida K Othrine 2P oferece mais conforto e economia ao produtor

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Equipamento preparado para uso Equipamento preparado para uso

O setor de árvores plantadas corresponde a 7,8 milhões de hectares no Brasil, e destes, 5,6 milhões de hectares são ocupados por plantios de eucalipto, segundo relatório da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A floresta, quando atingida por formigueiros, pode apresentar grande perda de produtividade ao final do ciclo do eucalipto. Ao considerar a média de quatro formigueiros adultos por hectare, há um consumo estimado de quatro toneladas de folhas/ano, o que reflete diretamente na produção de madeira.

Para apoiar o produtor no manejo correto da cultura, a Bayer desenvolveu o K-Flex, novo aplicador do K Othrine 2P, em parceria com a empresa Catec. A ferramenta recém-lançada tem o formato de uma mochila, que comparada ao manejo convencional, oferece melhor ergonomia. O K-Flex também propicia homogeneidade na aplicação do inseticida, uma vez que esta é feita por pressão, sendo mais assertiva dentro dos canais do formigueiro, atingindo até 20 metros lineares de pulverização. Além disso, ele ainda funciona a bateria, com duração média de oito horas.

"Isso significa atingir as colônias com mais profundidade, garantindo o controle dos formigueiros e evitando perda de produtividade, sem prejudicar as folhas e o tronco do eucalipto. Desta forma, o K Othrine 2P pode ser usado em épocas chuvosas, pois é aplicado embaixo do solo, o que é uma vantagem em comparação a outras soluções do mercado. Assim, o produtor aproveita melhor o tempo para se dedicar a demais funções e deixa que o inseticida faça o trabalho de manejo", explica André Souza, consultor de Florestas da Bayer.

De acordo com a Ibá, o setor de árvores plantadas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no Brasil, e o desempenho do eucalipto se concentra, principalmente, em Minas Gerais, São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Nos últimos cinco anos, o crescimento da área de eucalipto foi de 2,8% ao ano e o Mato Grosso do Sul se destaca com o plantio de 450 mil hectares no mesmo período.

Equipamento sendo utilizado em área florestal da Suzano Equipamento sendo utilizado em área florestal da Suzano

Da área total de árvores plantadas no Brasil, 34% pertence às empresas do segmento de celulose e papel. "Pela importância que este mercado representa ao País, a Bayer se preocupou em desenvolver na Estação Experimental de Paulínia um produto inovador que visa à eliminação das formigas inclusive nas épocas de chuva", finaliza André.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL