04/10/2017 18h43

Brigada da Fibria eleva eficiência no combate a incêndios florestais

Resposta rápida aos chamados proporciona o controle de focos de incêndios, a preservação da biodiversidade e a segurança das comunidades

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Brigada de incêndios florestais da Fibria Brigada de incêndios florestais da Fibria

A Fibria possui uma brigada que está em constante treinamento e sempre pronta para atuar no combate a focos de incêndios nas áreas florestais da empresa, localizadas na região de Capão Bonito (SP).

A equipe é composta por 22 brigadistas e cerca de 300 combatentes, que são responsáveis por monitorar uma área de 76.830 hectares, equivalente a mais de 76 mil campos de futebol. Para garantir uma rápida resposta aos chamados, os integrantes participam de formações estratégicas, focadas na atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios, e também na gestão da ocorrência.

A preocupação em controlar o foco com agilidade é para que o incidente cause o menor impacto possível para a biodiversidade e à comunidade. Antes de iniciar a temporada de seca, anualmente, a Fibria realiza uma campanha de conscientização com os vizinhos das fazendas da empresa. Eles recebem o contato dos empregados das frentes de plantio e um brinde com o número do canal ‘Fale com Fibria’, para que possam avisar sobre qualquer risco de incêndio.

A comunidade também pode utilizar o serviço gratuito do canal Fale com Fibria para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas plantadas de eucalipto ou nativas, nas áreas da empresa. O atendimento é 24 horas e o contato pode ser feito por meio dos números 9090 3543-9400 / 9090 3543-9402 e 9090 3543-9444.

Equipe preparada

Para uma melhor eficácia, a Fibria investiu na modernização da patrulha mecanizada da sua brigada de incêndio. A equipe conta dois veículos adaptados para combate a incêndio, seis caminhões pipas e oito veículos leves. Além disso, a Brigada possui EPIs (equipamento de proteção individual), específicos para serem usados apenas em situação de resgate ou combate em pilhas de madeira.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL