11/04/2013

Valtra disponibiliza tecnologia para a silvicultura de precisão

Rafael Antônio, gerente de marketing, garantiu que a empresa está preparada para atender às demandas nos plantios das indústrias de celulose no Mato Grosso do Sul

Por: Painel Florestal - Elias Luz
 
Rafael Antônio, gerente de Marketing da Valtra Rafael Antônio, gerente de Marketing da Valtra

Novas tecnologias para a silvicultura de precisão. Com este tema, o gerente de marketing da Valtra, Rafael Antônio, iniciou os trabalhos no MS Florestal 2013 nesta quinta-feira, 11, no município de Bonito, localizado a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande. “Este ano lançaremos tratores robotizados, com novos sistemas de piloto automático”, anunciou.

Segundo Rafael Antônio, através de muito planejamento, simulações e organizações de projetos ousados, com plantios em nível e em curvas, aproveitando até a água da chuva, a Valtra contribui para a evolução do setor florestal. Por isso, com essas novas tecnologias, a forma de trabalhar com silvicultura está mudando, proporcionando um ganho operacional inicial de 15% no plantio, usando espaçamento de 3,6 metros com uma pequena margem de erro de três centímetros. Assim, o número de árvores por hectare aumenta, além de haver uma redução de consumo de combustível e de custo de plantio.

Esta nova tecnologia desenvolvida pela Valtra com tratores foi toda absorvida pela Eldorado Brasil. De acordo com Rafael Antônio, no pacote de vendas das máquinas também está incluído o treinamento para os operadores dos tratores. “Em pouco tempo chegaremos a um ganho operacional inicial de 20%”, acrescentou Rafael Antônio. Na área de telemetria, são feitos os processos de gravação, envio e análise das mensagens. O equipamento pode ser usado em tratores e colheitadeiras, localizando máquinas e informando como está o nível de trabalho – tudo em tempo real.

Um dos principais benefícios destes equipamentos está ligado ao controle de planejamento, proporcionando custos menores em todas as etapas de produção. As máquinas trabalham com tecnologia de transmissão GPRS, o que possibilita o envio de dados por qualquer operadora, além de fornecer todos os detalhes para a manutenção preventiva. O equipamento também armazena informações. “O cliente é avisado de tudo o que ele tem que fazer. Assim, a redução de custos é certa com relatórios detalhados de rendimento”, destacou Rafael Antônio.



Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 
 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL