05/09/2017 19h12

Fibria inova e utiliza composição gigante no transporte de madeiras

A partir de um planejamento estratégico, a empresa inseriu em suas operações florestais o transporte via pentatrem

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Com a inserção do pentratrem nas operações florestais da Fibria, o fluxo de veículos da empresa nas rodovias BR-158 e BR-262 vai diminuir em até 30% Com a inserção do pentratrem nas operações florestais da Fibria, o fluxo de veículos da empresa nas rodovias BR-158 e BR-262 vai diminuir em até 30%

A Fibria tem inovado no transporte de madeiras para suportar a demanda de sua nova fábrica em Três Lagoas (MS). A partir de um planejamento estratégico, a empresa inseriu em suas operações florestais o transporte via pentatrem. Trata-se de uma composição com a junção de cinco carretas interligadas. Essa composição realiza o transporte, com maior capacidade de transferência, do eucalipto colhido nas florestas até fábrica.

Grandes dimensões, grandes vantagens

Serão utilizados os mesmos caminhões que hoje são tritrens. O que muda é que eles terão mais composições engatadas. O ganho será de 69% de aumento na capacidade de carga aliada à redução de emissão de CO2, bem como a diminuição da quantidade de caminhões que trafega nas rodovias. Até o próximo mês de dezembro 15 veículos já estarão em operação na região de Três Lagoas (MS). Para o próximo ano serão 30 veículos.

Você sabia?

Com a inserção do pentratrem nas operações florestais da Fibria, o fluxo de veículos da empresa nas rodovias BR-158 e BR-262 vai diminuir em até 30%. Isso porque, nessa operação o veículo não trafega pela rodovia, apenas nas estradas vicinais no entorno da fábrica. Para facilitar ainda mais esse transporte, a Fibria construiu um túnel sob a BR 158 que interliga suas áreas plantadas próximas à fábrica. Com isso, a companhia se reafirma como uma das mais competitivas e sustentáveis do setor.

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