04/05/2017 00h24

Futuro Florestal realiza workshop com o tema "Produção sustentável de madeiras nobres"

Será na Fazenda São Gabriel, no município de Garça (SP), nos dias 20 e 21 deste mês

Por: Painel Florestal - Elias Luz
 
 
Área com mogno africano, pupunha, gado e pastagem da Futuro Florestal Área com mogno africano, pupunha, gado e pastagem da Futuro Florestal

"Produção Sustentável de Madeiras Nobres". Este será o tema do workshop que a Futuro Florestal vai promover em Garça (SP), nos dias 20 e 21 deste mês, na Fazenda São Gabriel. O evento terá dois palcos: o auditório Fioravante Ciriello, com ambiente climatizado, e os plantios de madeira nobre – tudo dentro da fazenda – onde os participantes vão verificar o desenvolvimento de várias espécies, com destaque para o mogno africano, teca, guanandi e outras espécies de alto valor agregado.

O workshop será voltado para empresários, profissionais liberais, produtores rurais, pesquisadores, clientes e interessados em investir no setor. Para a Futuro Florestal, é muito importante eventos como esse para trazer alternativas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de madeira sólida tropical, principalmente ao se considerar o momento mundial no qual países desenvolvidos e em desenvolvimento buscam medidas concretas para que o planeta tenha recursos naturais para sustentar a população mundial até 2050, assim como lidar com o clima e manter a temperatura adequada para a sobrevivência da raça humana. Desde 2003, a empresa vem realizando plantios florestais e agroflorestais com diversas espécies nativas e exóticas para produção de madeira nobre. Tudo começou com a Tropical Flora e agora a Futuro Florestal segue adiante com a retomada dos workshops.

"Os workshops já realizados na Fazenda São Gabriel, pela Tropical Flora, se tornaram uma referência no setor de plantios florestais de madeiras nobres e, desde que a empresa mudou o foco e direcionou sua atividade na gestão de suas florestas, o setor ficou órfão de eventos informativos e práticos como esse. A procura sempre foi muito grande, por isso a Futuro Florestal, empresa que nasceu da Tropical Flora, decidiu retomar o calendário de workshops para o setor e voltar a fortalecer a categoria com informações sobre as experiências vivenciadas nos últimos 14 anos nesse tema que tem gerado tanto crescimento no setor florestal", detalhou Rodrigo Ciriello, diretor comercial da Futuro Florestal.

Essa ação se alinha também aos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto às últimas Conferências do Clima, que resultou na assinatura do termo de responsabilidade, com o Brasil assumindo a importante tarefa de recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, considerando - para isso - projetos de restauração florestal de reserva legal e Áreas de Preservação Permanentes (APPs), como também os plantios para produção de madeira na área útil das propriedades rurais. "A Futuro Florestal vem, há uma década, implantando o conceito de florestas comerciais produtivas no Brasil e atua com uma força tarefa para auxiliar os produtores a trazer prosperidade para sua propriedade rural", disse Rodrigo Cirielo.

 
Equipe do setor de viveiros de madeiras nobres Equipe do setor de viveiros de madeiras nobres

O dia 20, sábado, será recheado de palestras importantes com profissionais renomados no setor florestal de madeiras nobres, que irão compartilhar seu conhecimento e experiência técnica, assim como vivenciar momentos descontraídos, como os coffee breaks, almoço e coquetel, para um networking interessante entre os participantes do evento.

Diversos profissionais renomados da Futuro Florestal e do setor florestal foram convidados a ministrar palestras de temas estratégicos, como a engenheira florestal e doutora Zezé Zakia, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), que vai tratar de forma objetiva sobre o tema que envolve os marcos legais do Código Florestal e as suas diversas possibilidades para utilização da reserva legal, APP e área útil da propriedade rural, deixando claro o que pode e não pode fazer nessas áreas, visando o uso econômico delas.

Outra palestra aguardada é do Secretário Executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Fernando Penteado, que vai detalhar sobre as linhas de crédito disponíveis nesse fundo, assim como as disponibilizadas via BNDES para plantios florestais, agroflorestais, agrosillvipastoris e para a recuperação de reserva legal e APPs.

No domingo, 21, será o dia da visita de campo, quando todos serão recebidos às 7h30 pela equipe da Futuro Florestal para percorrer as áreas produtivas da Fazenda São Gabriel, que estarão compostas por estações experimentais, onde terão uma demonstração prática sobre etapas do manejo florestal, como o preparo do solo, plantio de mudas, adubação, podas, desrramas, desbastes, entre outras demonstrações de colheita nos sistemas agroflorestais com palmito pupunha. O evento termina com um delicioso almoço na fazenda, onde alguns dos ingredientes são provenientes dos cultivos agroflorestais da fazenda.

"O grande diferencial desse workshop é a realização do evento dentro de uma fazenda produtiva de madeiras nobres, onde o público tem a oportunidade de conhecer - in loco - diversas opções de espécies florestais potenciais para produção, tudo de uma forma imparcial, visto que a empresa não defende a bandeira de uma única espécie florestal, mas traz uma gama de opções viáveis para cada tipo de região, considerando as diferenças de clima, solo, topografia, altitude, entre outras características que interferem de forma contundente na decisão do produtor rural na hora de escolher o que plantar na sua propriedade", frisou Rodrigo Ciriello.

Para realizar a sua inscrição basta acessar o site do evento: http://www.eventosfuturoflorestal.com.br/ ou entrar em contato com a Futuro Florestal através de sua central de atendimento – 011 4992-1228 ou 014 3406-5001.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL