30/10/2017 18h15

Instituto Cenibra apoia Plano Diretor da cidade de Ipaba

Administração de Ipaba inicia ordenamento urbano

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Vista aérea da unidade da Cenibra, em Belo Oriente (MG) Vista aérea da unidade da Cenibra, em Belo Oriente (MG)

No final de julho, o Prefeito Municipal de Ipaba, Geraldo do Reis Neves, representantes da Associação Beneficente Ágape e a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra, Leida H. Horst Gomes, estiveram em Brasília para prospectar recursos para viabilizar o Projeto do Plano Diretor Municipal de Ipaba. Na ocasião, obtiveram o recurso via emenda parlamentar.

A verba disponibilizada está em trâmite burocrático normal de transferência para o município executar o plano. O projeto está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Ipaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, com apoio da Agência Metropolitana do Vale do Aço, do Centro de Informação e Apoio Administrativo (CIAP), da Associação Beneficente Ágape (ABA) e do Instituto Cenibra.

O Plano Diretor é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base por um lado interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores. É o instrumento básico da política de desenvolvimento, organização e de expansão urbana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico de Ipaba está empenhada na implantação de diretrizes para solução das demandas sociais do município de forma a promover o ordenamento urbano, a partir de parcerias efetivas com instituições representativas e com a iniciativa privada. "A nossa cidade sofre muito devido à falta de planejamento. Alguns bairros com ruas apertadas, sem espaço para praças e até calçadas. Muitas vezes, com o intuito de resolver um problema no presente, podemos gerar problemas maiores no futuro, se esta ação não for planejada. Sem ordem, solução imediata vira complicação depois. Precisamos mudar esta realidade, e para tanto plantamos ordem hoje para colhermos progresso e bem-estar da população amanhã. Certamente o Plano Diretor de Ipaba indicará os caminhos para o real crescimento, com mais moradia e emprego, elevando o patamar da nossa cidade. A CENIBRA tem sido fundamental para que este sonho se torne realidade", frisa Diêgo Reis, Secretário de Desenvolvimento Social e Econômico do município de Ipaba.

A Cenibra, ciente de sua responsabilidade social com os municípios onde atua, contratou previamente uma instituição especializada para realizar um diagnóstico social das reais demandas do município de Ipaba, em especial a respeito de déficit habitacional, para verificar possibilidades de parcerias futuras com o poder público, inclusive para viabilizar o Plano Diretor. Neste sentido, a Empresa, por meio de seu Instituto envida esforços para juntamente com Ministério Público Estadual e Poder Público Municipal construir uma solução permanente para o ordenamento urbano do município. A Empresa se empenha em analisar e atender às demandas apresentadas pelo poder público no intuito de formar parcerias que beneficiem a sociedade.

"A missão do Instituto Cenibra é promover ações de apoio à cidadania, ao bem-estar coletivo, ao desenvolvimento social, ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida das comunidades inseridas na área de atuação. Neste sentido, nosso apoio ao projeto do Plano Diretor de Ipaba é uma contribuição para o desenvolvimento organizado do município", analisa Leida Hermsdorff Horst Gomes,Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto Cenibra .

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL