07/06/2017

Fibria promove atividades na Semana Mundial do Meio Ambiente

Ações como plantio de árvores e pedágio ecológico visam conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Crianças plantando árvores na Semana do Meio Ambiente em Três Lagoas (MS) Crianças plantando árvores na Semana do Meio Ambiente em Três Lagoas (MS)

Com o Projeto Horizonte 2, construção de uma segunda linha de produção de celulose na unidade da empresa em Três Lagoas (MS), a Fibria reafirma o compromisso de desenvolver o Programa de Educação Ambiental. Dentre as atividades, a empresa promove dos dias 6 a 10 de junho, atividades para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente com 180 crianças de projetos sociais do município.

A primeira ação é o plantio de árvores que acontece nas praças de três bairros do município: Jardim Flamboyant, Bem-ti-vis, Jardim Oiti. A atividade contará com o apoio das crianças do Pelotão Mirim, Patrulha Mirim do Trânsito e Bombeiros do Amanhã. Serão 10 árvores de Ipês Amarelo e Ipês Roxo de Bola, escolhida por ser uma espécie típica da região. O plantio de Ipês, além de oferecer conforto térmico para as praças, também servirão de paisagismo, enfeitando os bairros com as cores das árvores, beneficiando a comunidade.

Pedágio ecológico

No sábado, 10 de junho, as atividades em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente encerram com o "Pedágio Ecológico" nos semáforos da área central de Três Lagoas, com distribuição de sacolas ecológicas e panfletos educativos. A ação acontece das 8h às 10h, com os alunos da Patrulha Mirim do Trânsito.

O Programa de Educação Ambiental da Fibria, com atividades dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente, visa engajar a comunidade na conscientização na preservação da natureza. "Acreditamos que as crianças são multiplicadoras e, por meio dessas atividades, conseguimos fazer esse elo com a conservação do meio ambiente. Envolvendo a comunidade, também ampliamos essas ações, fazendo com que a mensagem de cuidado e preservação da natureza chegue para o maior número de pessoas possível. A Fibria acredita muito no poder que as pessoas possuem de transformar para melhor o ambiente onde vivemos", diz a coordenadora de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Lillian Carvalho.

Programa de Educação Ambiental

A Fibria iniciou também atividades do Programa de Educação Ambiental em dois Centros de Educação Infantil (CEI) Novo Alvorada e Nossa Senhora Aparecida em Três Lagoas. O PEA oferece treinamento para professores e funcionários das CEIs para criar espaços educadores e trabalhar com as crianças temas relacionados à natureza, consumo de água, sustentabilidade.

Os espaços são construídos com técnicas de permacultura, um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Para aplicar as atividade, os professores e os técnicos da Fibria do PEA, utilizam os conceitos da ecopedagogia, que possui uma abordagem educacional aliada a sustentabilidade e com o contato direto com a natureza. O programa também irá construir um "Caminho Sensorial", uma trilha com diversas texturas de solo para que as crianças andem descalças.

"É muito importante que o cuidado com o meio ambiente seja apresentado às crianças logo nos primeiros anos. O contato direto com os elementos da natureza fortalece esse vínculo e reforça o conhecimento. O Programa de Educação Ambiental tem o objetivo de contribuir para que a nova geração construa um legado de ações que preserve a natureza, e também ajude a preservar o que já temos, tendo o conceito de sustentabilidade no sangue, assim como a Fibria tem", diz Maria Tereza Borges, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Maria Tereza Borges.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL