26/05/2017 15h42

Em parceria com Sebrae, Cenibra capacita mais fornecedores

O projeto foi criado a partir da análise do poder de compra local realizada pela Cenibra e pelo Instituto Cenibra

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Unidade da Cenibra em Belo Oriente (MG) Unidade da Cenibra em Belo Oriente (MG)

Treze pequenas empresas receberam consultorias especializadas nas áreas de gestão financeira, legislação trabalhista e ambiental, contratada pelo Sebrae Minas. A ação faz parte do projeto de "encadeamento produtivo", realizado pelo Sebrae, em parceria com a Cenibra, desde agosto de 2016, com continuidade em 2017.

A consultoria é realizada pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Em fevereiro deste ano, o Sebrae apresentou os resultados deste trabalho, bem como os participantes manifestaram sua percepção quanto ao trabalho realizado.

O projeto foi criado a partir da análise do poder de compra local realizada pela Cenibra e pelo Instituto Cenibra. Com esse diagnóstico, a empresa demandou ao Sebrae Minas um plano de capacitação, para contribuir de forma eficaz com o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais. A iniciativa teve como público-alvo microempreendimentos, empresas de pequeno porte do setor industrial, produtores rurais de palmito pupunha, prestadores de serviço florestal e artesãos que fazem parte da cadeia produtiva ou são potenciais fornecedores de suprimentos da Cenibra, no Vale do Aço. Além da possibilidade de ampliar negócios com os fornecedores locais, a Cenibra contribui para aumentar a competitividade dos pequenos empreendimentos que estão em seu entorno.

"Os empresários necessitam muito de um Projeto como este. O projeto não pode parar, pois creio ser este o caminho para o desenvolvimento das empresas, uma vez que orienta o empresário a caminhar e evoluir na gestão do seu negócio e não perder o foco do mercado. Acredito na continuidade do Projeto em Belo Oriente, bem como a extensão para Naque e Açucena", afirma José Roberto Sudário, representante da Associação Comercial dos Empresários - ACE/CDL de Belo Oriente, Naque e Açucena.

Relacionamento com fornecedores

A Cenibra tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. Essa base é dividida entre fornecedores de materiais e equipamentos, insumos e produtos químicos, gás e energia, prestadores de serviços e logística. As negociações e contratações respeitam os critérios de avaliação, seleção e qualificação estabelecidos, principalmente, com relação aos fornecedores estratégicos na cadeia de suprimentos. Em 2016, foram gastos R$ 624 milhões (50% do total) com fornecedores locais (Minas Gerais). com fornecedores locais (Minas Gerais). É uma prática constante da Cenibra a valorização de empresas que estejam dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas.

A Cenibra trabalha para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo com seus fornecedores. Nesse sentido, incentiva as empresas com as quais trabalha a praticar a sustentabilidade e a disseminar informações e conhecimentos sobre o tema entre todos aqueles que integram sua cadeia de valor. Importante destacar ainda que todos os procedimentos de compras e contratações fazem parte do sistema de qualidade da empresa, e todas as práticas são detalhadamente apresentadas nesses procedimentos. Qualquer empresa que apresente requisitos de qualidade de produtos ou serviços, atenda aos critérios de cadastramento e cultue valores semelhantes aos da Cenibra é um potencial fornecedor. Dentre os principais aspectos de seleção, mencionamos:

Ambientais: todos os fornecedores cujas operações envolvam riscos ambientais somente serão selecionados após apresentação de todas as licenças aplicáveis, especialmente aquelas com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;

Práticas Trabalhistas: todos os contratos firmados incluem cláusulas contendo a garantia dos direitos advindos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e práticas de saúde e segurança do trabalho conforme normas internas da Cenibra;

Direitos Humanos: todos os contratos firmados incluem cláusulas relacionadas a direitos humanos, como a não discriminação, seja por origem, raça, sexo, cor, idade, credo, e quaisquer outras formas, incluindo os portadores de necessidades especiais, desde que não haja impedimento de execução das tarefas e não coloque em risco sua integridade física;

Sociais: prevenção de todos os possíveis impactos à sociedade, conforme lista de aspectos de seleção, como os ambientais, de práticas trabalhistas e de direitos humanos.

Periodicamente são realizadas inspeções pelos especialistas em recursos humanos e técnicos de enfermagem e de segurança, com o objetivo de verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os empregados, as condições dos alojamentos, das instalações sanitárias, da alimentação, dos equipamentos de proteção e das jornadas de trabalho. Em parceria com a equipe de recursos humanos, existem também os auditores internos, que monitoram o atendimento à legislação, às normas e aos procedimentos. Além disso, a Cenibra é certificada na ISO 9001, ISO 14001 e FSC/Cerflor e os padrões das certificações tratam especificamente das questões trabalhistas e de segurança e saúde ocupacional. Tais princípios e critérios são referência para as auditorias anuais de manutenção dos certificados, e aspectos relacionados à questão são objeto de verificação quanto ao seu atendimento pela empresa.

Com o objetivo de desenvolver e qualificar seus fornecedores, a Cenibra estabelece uma série de medidas que regularizam o processo, de forma a minimizar custos, aumentar a confiança dos usuários, melhorar a qualidade e a segurança e reduzir os riscos de atendimento inadequado. Dentre essas medidas, destaca-se a qualificação de fornecedores. A qualificação tem por objetivo evidenciar a conformidade do fornecedor com os requisitos de qualidade exigidos pela Cenibra, abrangendo os aspectos legais, de regularidade fiscal, tributária e trabalhista, além de sua capacidade econômico-financeira e técnica. O processo de qualificação visa habilitar a empresa fornecedora para participar de concorrências para contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais, e assegurar a sua permanência no cadastro vigente. A qualificação é realizada tanto para novos fornecedores quanto para aqueles já cadastrados. É importante ressaltar que a Cenibra garante aos seus fornecedores o direito de livre associação e negociação coletiva, sempre com a postura de respeito e ética e de acordo com o estabelecido pelo Código de Conduta.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL