06/06/2017 23h14

Eldorado cria programa interno para aprimorar inovações na produção

Empresa convida funcionários da área industrial a propor soluções de melhoria contínua

Por: Painel Florestal - Assessoria
 
Com o Inovar, mais de 200 ideias foram lançadas, das quais 70% foram aproveitadas pela empresa Com o Inovar, mais de 200 ideias foram lançadas, das quais 70% foram aproveitadas pela empresa

Para produzir acima da capacidade inicial instalada na fábrica (1,5 milhão de toneladas de celulose) – foram 1,638 milhão de toneladas em 2016, o que dá 9% mais que o volume previsto quando entrou em operação –, a Eldorado Brasil busca eficiência operacional em todos os seus processos e estimula funcionários a colaborar com melhorias.

Para isso, a empresa lançou o "Inovar". Trata-se de um programa de avanços contínuos que incentiva os colaboradores da área industrial a propor novas soluções quantitativas, com impacto direto nos resultados na companhia, e qualitativas, que ajudem a aprimorar o ambiente e a rotina de trabalho.

"A gestão de negócios da Eldorado entende que o funcionário tem papel fundamental para sucesso de suas operações, por isso segue estimulando a ‘atitude de dono’ e reconhecendo as melhores iniciativas apresentadas", afirma Carlos Monteiro, diretor Industrial da empresa.

A Eldorado utiliza um software de inovação em que todos os funcionários podem inserir suas sugestões. Mensalmente, as propostas enviadas são analisadas por um comitê interno, formado por gerentes e pelo diretor da área e por um representante do RH. Após o cálculo de viabilidade, as ideias aprovadas que não demandam investimento são colocadas em prática imediatamente. O que exigir aporte financeiro e é relevante para melhoria da eficiência, entra no orçamento do ano seguinte.

O projeto já tem resultados significativos. Em quatro meses, os funcionários submeterem mais de 200 ideias, das quais 70% foram adotadas. Soluções com foco em redução de custo e aumento da eficiência operacional em todas as áreas produtivas, que já foram adotadas, apresentaram resultados efetivos no do custo caixa e no volume de produção da empresa. Neste mês, as melhores sugestões foram premiadas pela diretoria Industrial.

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL