Cervejaria Japonesa instala processo que gera biogás a partir do tratamento de águas residuais da fábrica

Produção de biometano é capaz de gerar até 2 mil horas de eletricidade consecutivas

A utilização do biogás para gerar energia já é uma realidade em todo o mundo. Uma cervejaria japonesa investiu em um processo para purificar o gás biometano (biogás), que é produzido durante o tratamento de águas residuais na fábrica.

A ideia surgiu como uma iniciativa sustentável e ao mesmo tempo econômica, uma vez que a produção do gás gera energia limpa para abastecer a unidade. Com a produção do biometano a cervejaria chamada de Asahi conduziu um experimento de geração de energia em um dispositivo de teste, o qual foi desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa de Célula de Combustível de Próxima Geração da Kyushu University.

Durante a realização dos testes foi possível gerar mais de 2 mil horas consecutivas de eletricidade com biometano, o que fez com que a empresa investisse ainda mais na área. A Asahi introduziu equipamentos de tratamento de efluentes anaeróbios em suas 13 fábricas de cerveja no Japão, permitindo o tratamento de águas residuais descarregadas do processo de fabricação por um método de fermentação para a produção de biogás.

De acordo com especialistas esse biogás produzido pode então ser queimado em caldeiras e reutilizado como energia térmica nas instalações, além é claro de gerar energia para abastecer as unidades e consequentemente gerar economia na conta de energia elétrica da empresa.

Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

 

O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!! SAVE THE DATE!! 04 a 06 de Setembro de 2018 Curitiba - Paraná - Brasil

Patrocínios:

PATROCÍNIO PRATA

ZHENG CHANG DO BRASIL : http://www.zhengchang.com.br/

PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/

Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/ Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial: ABGD / WBA / RENABIO

 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL