07/06/2017 16h45

Elmia Wood disponibiliza ferramentas online para o setor florestal

Dicionário multilíngue, ferramenta de planejamento de corte e desbaste e até um museu de máquinas antigas estarão disponíveis online

Por: Julia Carolina Athanázio Heliodoro
 

Comunicação florestal em qualquer idioma

A Elmia Wood é uma feira visitada por profissionais florestais do mundo inteiro! É o maior centro de encontro, de troca de informações, discussões e de comércio florestal! Profissionais de mais de 50 nacionalidades se encontram aqui para fazer negócios e debater sobre as maiores do setor.

Mas como essas pessoas se comunicam? A ElmiaWood ajuda!

Através do Forestry Dictionary, ferramenta online disponibilizada pela organização da ElmiaWood que pode ser utilizada no seu navegador ou no aplicativo. É possível acessar a tradução de palavras e termos do setor florestal em 16 línguas!!!! Algumas com explicações e definições!!

Acesse aqui

Ferramenta de planejamento de corte e desbaste

A preocupação com as mudanças climáticas é crescente e afeta diretamente o setor florestal. Quando não podemos prever o clima, especialmente a precipitação, a tomada de decisão quanto ao corte pode ser feita erroneamente. Um solo molhado está mais susceptível à compactação, além de prejudicar a produtividade devido a uma colheita mais lenta e maior consumo de combustível.

O Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia (SMHI) e a ElmiaWood, decidiram então lançar juntos, na edição de 2017 da feira, uma ferramenta capaz de prever as condições do solo e ajudar o gerente florestal na tomada de decisão de forma clara.

O SMHI Timbr é um serviço online que disponibilizará informações a quem quiser acessar como condições e tipos de solo e previsões meteorológicas e hidrológicas. Baseado nos dados da SMHI que descrevem o caminho das água pelo solo, a ferramenta poderá mostrar em que condição está o terreno da sua floresta, facilitando o planejamento da colheita.

Acesse aqui

E no Brasil?

No Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) fazem pesquisa semelhante para ajudar o produtor florestal, não só na hora da colheita, mas também na hora do plantio mostrando quais as áreas precisam ser irrigadas ou quando podem ser aplicados defensivos, evitando perdas.

O site possui mapas de condições para a colheita, condições para a aplicação de defensivos, para tratamentos fitossanitários, manejo do solo e necessidade de irrigação.

Acesse aqui

Museu de máquinas florestais

Pra quem gosta de conhecer de onde veio tanta tecnologia, pode vistar o Elmia Classics, um e-museu de máquinas florestais antigas e muitos outros produtos que fizeram a história do setor florestal e ajudaram no desenvolvimento de tanta tecnologia que estamos vendo hoje na feira e nos nossos talhões!!

A coleção do operador de máquinas Jimmi Svensson remonta a 1955 e possui livros, manuais e documentação de máquinas florestais que podem ser pesquisadas por marca, modelo, ano de fabricação ou categoria de máquinas.

A coleção, que começou em 1985, quando Jimmi visitou a ElmiaWood aos 10 anos de idade, hoje inclui máquinas comuns e raras como skidders russos da década de 1980.

Hoje, além de colecionador, Jimmi opera uma forwarder John Deere 1510E, mas suas máquinas preferidas para a pesquisa são as Kockums.

Você pode visitar o e-museu aqui

Envie seu Comentário


 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL