20/11/2012 19h13 - Atualizado em 20/11/2012 19h13

ATTO - Amazônia, o mais novo centro mundial de estudos atmosféricos

Por: Igor Oliveira Ribeiro

Olá prezados colegas do Blog InForestry,

Como passaram a semana? Espero que tenha sido uma semana de muito sucesso. Hoje, venho trazer uma notícia no mínimo interessante! Esta semana participei do “Workshop Projeto ATTO”, projeto este que torna a Amazônia no maior e mais importante centro mundial de medidas e observações científicas em estudos atmosféricos integrados em regiões tropicais.

ATTO que significa “Amazonian Tall Tower Observatorium” não é de agora, trata-se de um convênio entre Brasil e Alemanha assinado em 2010 entre a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o germano Instituto Max Planck cujo investimento é de cerca de 8 milhões de euros sendo dividido meio a meio entre os países. Este importante passo da comunidade científica representa enorme salto de qualidade das pesquisas de interação biosfera-atmosfera na Amazônia, especialmente na compreensão dos processos de troca de massa e energia entre a floresta tropical e a atmosfera, por meio de um aparato experimental inédito nos trópicos.

Este projeto que deve entrar em funcionamento pleno até o fim de 2013 deve estudar uma área de aproximadamente 1,8 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia brasileira (área superior ao Estado do Amazonas). O ATTO possuirá 5 torres de observação que serão instaladas na RDS Uatumã sendo que a torre principal do projeto tem 320 metros de altura e contará com outras 4 unidades de 80 metros de altura instaladas ao seu redor.

Com certeza é um grande avanço! A quantidade de dados e estudos que serão feitos, descobertas sobre como se comporta a maior floresta tropical do mundo com as mudanças climáticas, entre outras observações, permitirão um maior conhecimento da interação biosfera-atmosfera da região e como estas influenciam o resto do planeta.

Gostou?! Interessou-se?! Então comente, compartilhe. Abaixo seguem algumas fontes: http://www2.uea.edu.br/noticia.php?dest=info¬icia=20098 http://labinstruest.blogspot.com.br/2011/11/projeto-de-83-mi-de-euros-vai-auxiliar.html http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0084107AJV4CLX

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 
 

SOBRE O PAINEL FLORESTAL